Pular para o conteúdo principal

Radio Conexão Mato Grande Play

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


Aluno do IFRN concorre em edital da ONU Meio Ambiente.

O aluno do Curso Técnico Integrado de Controle Ambiental do Campus Natal-Central, Fábio Oliveira dos Santos, está concorrendo na seleção no Edital da ONU Meio Ambiente. O concurso, que visa estimular e premiar as ideias inovadoras sobre o planeta terra, seleciona projetos de jovens, entre 18 e 30 anos, do mundo todo. A iniciativa viabiliza "dar impulso a jovens visionários em projetos de pesquisa inovadores que possam trazer grandes benefícios para o desenvolvimento sustentável, no qual os vencedores receberão um financiamento para investir na execução do projeto”, explica o professor José Ramos, da Diretoria Acadêmica de Recursos Naturais (Diaren).
Nessa perspectiva, o aluno Fábio Oliveira, sob a orientação de uma equipe multidisciplinar de professores do CampusNatal-Central (Cnat), está desenvolvendo um projeto de pesquisa cujo estudo é voltado para melhorar a eficiência de conversão da energia solar em energia elétrica, através de novos materiais como grafeno e nióbio. "Muitos alunos nem sabem da existência desse Edital da ONU e perdem a chance de participar. É preciso que haja estímulo a projetos que envolvam essa temática", disse Fábio.
A equipe, formada por engenheiros, geólogos, físicos e químicos, fez uma parceria com o CTMineral do IFRN, o IFBA e o Centro de Tecnologia de Nanomateriais da UFMG. A orientação do projeto está sob a responsabilidade dos professores Augusto Fialho, Beldson Elias (coordenador) e Cleonilson Mafra, com o apoio técnico de outros pesquisadores do Cnat e instituições parceiras. Segundo o professor José Ramos, da Diaren, "o projeto nasceu a partir do questionamento do próprio Fábio que o procurou para solicitar orientação e, aos poucos, tomou grandes proporções e mais colaboradores, através das parcerias". 
ONU Meio Ambiente
Principal autoridade global em meio ambiente, a ONU Meio Ambiente é a agência do Sistema das Nações Unidas (ONU) responsável por promover a conservação do meio ambiente e o uso eficiente de recursos no contexto do desenvolvimento sustentável. 
No Brasil a agência trabalha para disseminar, entre seus parceiros e a sociedade em geral, informações sobre acordos ambientais, programas, metodologias e conhecimentos em temas ambientais relevantes da agenda global e regional e, por outro lado, para promover uma participação e contribuição mais intensa de especialistas e instituições brasileiras em fóruns, iniciativas e ações internacionais. A ONU Meio Ambiente opera ainda em estreita coordenação com organismos regionais e sub-regionais e cooperantes bilaterais, bem como com outras agências do Sistema ONU instaladas no país.

Comentários