Pular para o conteúdo principal

Radio Conexão Mato Grande Play

LAPAC JOÃO CÂMARA - 3262-3478 - 99401-7616


MAIA DIZ QUE É MELHOR SER “REALISTA” SOBRE REFORMA PREVIDÊNCIA

REUTERS/Adriano Machado

(Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta sexta-feira que continuará insistindo na votação da reforma da Previdência na Casa, apesar do cenário desfavorável, mas ponderou que o melhor é adotar uma postura mais "realista".
Em seminário sobre segurança pública no Rio de Janeiro, Maia reafirmou que o governo ainda está longe de ter os 308 votos necessários para aprovar a reforma, que por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), precisa alcançar esse patamar mínimo de votos entre os 513 deputados em dois turnos de votação na Casa.
"Vamos continuar insistindo, apesar de toda a dificuldade", disse o presidente da Câmara a jornalistas. "Acho que ser realista é melhor do que ser muito otimista", afirmou, sem fazer uma estimativa de calendário para a votação.
O deputado defendeu mais uma vez a reformulação no sistema de Previdência, sob o risco de o desequilíbrio nas contas públicas comprometer o pagamento de servidores públicos e investimentos em áreas essenciais.
"Eu vou continuar defendendo a votação (da reforma), por mais que eu saiba que é muito difícil", respondeu, ao ser questionado sobre um prazo de votação.
Maia afirmou ainda que o texto da nova reforma deve deixar claro que policiais federais terão direito à integralidade da aposentadoria, mesmo os que ingressaram no serviço após 2003. Segundo ele, também estuda-se uma maneira de fornecer aposentadorias aos mortos em combate, sem comprometer a economia pretendida com a reforma, e de construir uma solução para a transição de delegadas.
"Acho que se tivermos a condição de convencer os deputados de que a gente pode ter uma reforma da Previdência que tenha um impacto positivo real na vida das pessoas que ganham menos no Brasil, a gente também vai esta ajudando no resultado da economia", disse.

Comentários